Quem Somos
A inspetoria
Nossa História
Missão, visão e valores
Inspetores de nossa inspetoria

A inspetoria

Unidade administrativa da Pia Sociedade São Francisco de Sales, estabelecida no Sul do Brasil, animada por Salesianos e leigos que se sentem colaboradores de Deus na evangelização e educação dos jovens, com o mesmo coração de Dom Bosco. A Inspetoria Salesiana São Pio X A Inspetoria Salesiana São Pio X é uma das 88 sedes províncias da Sociedade de São Francisco de Sales, congregação religiosa masculina da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada em Roma, em 1859, por São João Bosco e aprovada, em 1874, pelo Papa Pio IX. A Inspetoria Salesiana tem como primeiros e principais destinatários os jovens – especialmente os mais pobres e em situação de risco – em sua maioria trabalhadores e aqueles que se encaminham para campo profissional e vocações apostólicas. Trabalhamos nos ambientes populares e entre os povos ainda não evangelizados, dando atenção aos leigos evangelizadores, à família e à comunicação social; proporcionamos um ambiente de ampla acolhida, abertos à grande diversidade de jovens e com variadas propostas educativas e de evangelização. A característica mais marcante da nossa proposta é o protagonismo juvenil, além da forte conexão entre educadores e jovens, tornando possível a presença missionária no mundo e na sociedade como um todo. Atualmente, a Inspetoria do Sul do Brasil, como é também chamada, conta com 81 salesianos distribuídos em 13 cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. Esses Salesianos animam e dirigem os grupos da Família Salesiana, as Casas de Formação (Seminários), atuam na Rede Salesiana de Escolas, Rede Salesiana de Ensino Superior, Rede Salesiana de Obras Sociais (Oratório e Centro Juvenil), Rede Salesiana de Paróquias, entre outras atividades educativas e evangelizadoras. A congregação é composta por irmãos de vida consagrada, que fazem votos simples de castidade, pobreza e obediência. Os salesianos podem, também, optar pelo sacerdócio, de modo que existem padres e irmãos salesianos.

// NOSSA HISTÓRIA

CRIAÇÃO DA VISITADORIA E DA INSPETORIA

A Inspetoria Salesiana São Pio X foi originalmente nomeada como Visitadoria São Pio X e de agosto a outubro de 1958 ocorreram o anúncio de sua criação, a nomeação de seu superior (P. Alfredo Bortolini), sua criação efetiva e a instalação no Colégio Dom Bosco de Rio do Sul/SC. Dessa época até janeiro de 1963, quando passou a ser conhecida como Inspetoria São Pio X, passou de 11 comunidades e 156 Salesianos para 13 comunidades e 215 Salesianos. A Inspetoria é composta por três núcleos: Rio Grade do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ainda que tenha sido fundada há 60 anos, a Inspetoria Salesiana São Pio X tem algumas das casas mais antigas do Brasil. Isso porque em 1901 foi em Rio Grande que desembarcaram os primeiros Salesianos de Dom Bosco. Chamados por Dom Cláudio José Gonçalves dirigiram uma escola de artes e ofícios e utilizaram uma casa doada por P. Otaviano Pereira de Albuquerque. Apenas no ano seguinte (1902) foram oficialmente fundadas as 31 inspetorias salesianas da Congregação Mundial, dentre elas, três brasileiras: S. Afonso de Ligório (MT), S. Luiz Gonzaga (PE) e N. Senhora Auxiliadora (SP). Por questão de proximidade, a Casa de Rio Grande foi assumida pela Inspetoria S. José do Uruguai e Paraguai no início, sendo reclamada por São Paulo somente anos mais tarde.

RIO GRANDE DO SUL

Quando já integrava a Inspetoria N. Senhora Auxiliadora (SP), a Casa de Rio Grande tratou de ocupar-se mais dos órfãos e dos filhos dos operários. Em Bagé, o foco dos Salesianos foram os filhos de fazendeiros e o povo em geral. Porto Alegre recebeu uma Casa em 1946 através da iniciativa do P. José Massimi. Já em Santa Rosa, em 1959, a paróquia Sagrado Coração de Jesus foi direcionada para a fundação de um ginásio católico masculino, uma forma de buscar jovens com vocação. Em 1963, os Salesianos puderam enfim realizar um trabalho concreto com o menor abandonado. Tal expansão das atividades foi possível pela transferência do Novo Lar de Menores de Viamão. A presença salesiana continuaria a alcançar novos segmentos em 1971, quando a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, foi aceita em Santa Rosa, abrindo o leque da Inspetoria para o Ensino Superior.

SANTA CATARINA

A chegada dos Salesianos ao Estado tem ligação com os atritos internos na população, composta por italianos, alemães e poloneses em sua maioria. Uma vez que a rivalidade entre os habitantes era excessiva, foram fundadas paróquias, de forma a manter a paz por meio da religião. Os Salesianos foram solicitados para assumirem a paróquia de Ascurra, o que ocorreu oficialmente em 1916. Após oficialização da posse, a paróquia foi dividida em seis: Ascurra, Luiz Alves, Nova Breslau, Rio dos Cedros, Rio do Sul e Rio do Oeste, todas atendidas pelos Salesianos. A Casa Paroquial de Ascurra atendia uma escola elementar externa e abrigava os aspirantes dessa e outras paróquias. Já as paróquias de Nova Breslau, Rio do Oeste e Luiz Alves foram cedidas a outros religiosos, já que não foi possível utilizá-las para continuar a obra salesiana no Estado. Somente anos mais tarde Santa Catarina fundaria novas obras salesianas, o que ocorreu em Itajaí (1956) e Joinville (1961).

PARANÁ

A chegada dos seguidores de Dom Bosco no Paraná ocorreu somente em 1958, a pedido do Arcebispo de Curitiba – Dom Emanuel da Silveira D’Elboux – para realizar atividades na Vila Guaíra de Curitiba, bairro periférico da capital. A década de 60 foi a de maior número de fundações no Paraná. Em 1964, é entregue aos Salesianos a paróquia S. Cristóvão, onde começou a funcionar um ginásio três anos mais tarde. Nessa época, já funcionava a escola primária paroquial. Além disso, em 1966 os Salesianos passam a trabalhar na construção do Colégio Josefino e no atendimento pastoral da região da Vila Marina. Quatro anos mais tarde, foi criada a Paróquia N. Senhora Auxiliadora e, em 1974, é transferida para o Paraná – mais precisamente em Ponta Grossa – a primeira série do aspirantado de Ascurra/SC. Mais tarde, a Inspetoria assume ainda uma paróquia e um centro juvenil nas periferias de Guarapuava.

Missão, visão e valores

Missão Educar e evangelizar os jovens, especialmente os mais pobres, sendo sinal do amor de Deus como Salesianos de Dom Bosco.   Visão Ser uma instituição crescente e de referência na educação e evangelização dos jovens, com gestão competente, visando o carisma salesiano.   Valores Místicos no Espírito Profetas da Fraternidade Servos dos Jovens Solidariedade Formação Continuada Inovação e Competência

Inspetores de nossa inspetoria

1 P. Alfredo Bortolini (1958-1966)Jaraguá do Sul/SC – 04 de janeiro de 1914. – † Campinas/SP 22 de maio de 2014. Iniciou seu mandato como Visitador da Visitadoria Salesiana São Pio X, instalada em 23 de novembro de 1958, desmembrada da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo; sua sede foi o Colégio Dom Bosco, de Rio do Sul/SC. Com a elevação à categoria de Inspetoria, em 31 de janeiro de 1963, torna-se o 1º Inspetor, continuando com sua sede no Colégio Dom Bosco, de Rio do Sul/SC. Em 1962 começa o Noviciado Salesiano na Inspetoria, localizado em Taquari/RS; anos depois foi transferido para Rio do Sul, Rio dos Cedros e Curitiba. Em 15 de março de 1964, a sede foi transferida oficialmente para Porto Alegre-RS, por ser um centro maior, com melhores condições de comunicação. Em 27 de abril de 1965, o P. Luís Ricceri é eleito Reitor-Mor (6º Sucessor de Dom Bosco).

 

2 P. Mario Quilici (1966-1972)   São Paulo, SP – 17 de março de 1923. – † São Paulo/SP – 21 de julho de 2014. Foi o 2º Inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X. A tomada de posse ocorreu em 27 de março de 1966. Reunião da 2ª Conferência do Episcopado Latino-Americano, em Medellín/Colômbia (24 de agosto a – 06 de setembro de 1968). Em 20 e 21 de junho de 1970, o Reitor-Mor, P. Luís Ricceri, visita a Inspetoria. Participa do Capítulo Geral Especial (CG20), em Turim, com duração de sete meses (10 de junho de 1971 a 05 de janeiro de 1972). Em maio de 1970, começa a circular o informativo “Sintonia”. Começa a funcionar o Centro Gaúcho de Audiovisuais – CGA – em salas do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre (20 de janeiro de 1972). Em 1972 o Noviciado é transferido para Rio do Sul/SC.

 

3 P. Guerino Stringari (1972-1978)   Massaranduba/SC – 26 de fevereiro de 1931. Toma posse como 3º Inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, em 26 de julho de 1972, ao final do Capítulo Inspetorial realizado em Lages/SC. Os estudantes de Filosofia saem de Lorena/SP e vêm para Santa Rosa/RS (1973-1991); os estudantes de Teologia saem de São Paulo – Lapa, vêm morar na Casa do Pequeno Operário, em Porto Alegre e estudam na PUC – Pontifícia Universidade Católica (1973-1985). A partir de janeiro de 1973, começam as “Operações Missionárias” na Inspetoria, incentivadas pelo P. Antonio Possamai. O Noviciado é transferido para Rio dos Cedros/SC (1974-1979, junho). Ocorre o CG21, em Roma (23.10.1977-12.02.1978). O P. Egídio Viganò é eleito Reitor-Mor (7º Sucessor de Dom Bosco). 

 

4 P. Leandro Rossa (1978 -1984)   Rio do Oeste, SC – 01 de janeiro de 1934. Toma posse como 4º Inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, em 15 de julho de 1978, quando ocorre a inauguração da nova Sede Inspetorial, na Rua Cel. Lucas de Oliveira, 845. O CGA é transferido para o Colégio São Manoel, em Porto Alegre (Rua Dona Laura, 1020). Reunião da 3ª Conferência do Episcopado Latino-Americano, em Puebla de Los Ángeles/México (27.01-13.02.1979). Em junho de 1979, o Noviciado é transferido para Curitiba – ISAS. O P. Walter Bini realiza a Visita Canônica Extraordinária, em nome do Reitor-Mor, à Inspetoria Salesiana São Pio X (01 de setembro a 20 de outubro de 1979). Em 1979, na comemoração dos 75 anos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé/RS, realiza-se o 1º Congresso Inspetorial sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco (28 a 30 de setembro de 1979). O Reitor-Mor, P. Egídio Viganò, visita a Inspetoria (06 a 08 de julho de 1983). Capítulo Geral (CG22) – Roma, 14.01-12.05.1984.

 

5 P. José Jovencio Balestieri (1985-1990)   Massaranduba/SC – 18 de maio de 1939. Toma posse no dia 07 de janeiro de 1985. É criado o Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), em parceria com outras Congregações Religiosas; funcionou inicialmente junto ao Colégio Anchieta de Porto Alegre. Em 1986 o Noviciado é transferido do ISAS para Curitiba – Noviciado. Capítulo Geral (CG23) – Roma: de 04 de março a 05 de maio de 1990. O pós noviciado é transferido de Santa Rosa para Viamão (1990). Início do funcionamento do Lar Dom Bosco, na Rua Santo Antônio, 36 (19 de março de 1990). O Noviciado foi transferido de Curitiba/PR para São Carlos/SP (1990-1991).

 

6 P. Helvécio Baruffi (1990-1996)   Massaranduba/SC – 18 de julho de 1944. – † Roma – 21 de fevereiro de 2008. Toma posse em 18 de novembro de 1990. O P. José Jovencio Balestieri é eleito Bispo de Humaitá (1991). A turma de filosofia é transferida de Santa Rosa/RS para Viamão/RS (1992-2014). O noviciado retorna para Curitiba/PR: 1992-1998. Reunião da 4ª Conferência do Episcopado Latino-Americano, em Santo Domingo/República Dominicana (12 a 28 de outubro de 1992). Em 09 de janeiro de 1993 ocorre o mais grave acidente automobilístico na Inspetoria, com a morte de quatro padres. Capítulo Geral (CG24) – 19 de fevereiro e 20 de abril de 1996. Em 20 de março de 1996, o P. Juan Edmundo Vecchi é eleito Reitor-Mor (8º Sucessor de Dom Bosco). Ampliação da Casa Inspetorial para abrigar os doentes, escritório de contabilidade, salas de reuniões e quartos para visitantes.

 

7 P. Marcos Sandrini (1996-2002)   Braço do Norte/SC – 27 de fevereiro de 1946. Toma posse em 05 de julho de 1996. Inauguração das novas instalações do Lar Dom Bosco em 22 de março de 1990, na Rua Duque de Caxias, 380. Após um hiato, são retomados os Projetos Missionários na Inspetoria e em outros Estados (1996). O Noviciado é transferido para São Carlos: 1999-2011. Capítulo Geral (CG25) – Roma, de 24 de fevereiro a 20 de abril de 2002. Em 03 de abril de 2002, o P. Pascual Chávez Villanueva é eleito Reitor-Mor (9º Sucessor de Dom Bosco). Começa a preparação para a implantação da Faculdade Dom Bosco em Porto Alegre – CPO.

 

 

8 P. José Valmor Cesar Teixeira (2002-2008)   Rio do Sul/SC – 01 de março de 1953. Toma posse em 02 de junho de 2002. Os estudantes de Teologia retornam para a Lapa – São Paulo, SP (2003 -….). Retomada do Ensino Superior, com a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. O Reitor-Mor, P. Pascual Chávez Villanueva, visita a Inspetoria (30 de agosto a 01 de setembro de 2004). Reunião da 5ª Conferência Episcopal Latino-Americana em Aparecida, Brasil (13 a 31 de maio de 2007). Capítulo Geral (CG26) – Roma, de 23 de fevereiro a 12 de abril de 2008. O P. Pascual Chávez Villanueva é reeleito para o cargo de Reitor-Mor.

 

 

9 P. Orestes Carlinhos Fistarol (2008-2014)   Ascurra/SC – 12 de abril de 1966. Toma posse em 24 de maio de 2008. No cinquentenário da criação da Inspetoria, o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez Villanueva, visita a Inspetoria (17 a 19 de outubro de 2008). O P. José Valmor Cesar Teixeira é nomeado Bispo de Bom Jesus da Lapa/BA, em 28 de janeiro de 2009. O Noviciado Salesiano Interinspetorial é localizado em Curitiba – Lindoia (2012). Transferência dos Salesianos enfermos da Casa Inspetorial para a comunidade do Viamão (20 de setembro de 2013). A Filosofia é transferida de Viamão/RS, para Lorena/SP (2014 -….). Capítulo Geral (CG27) – Roma, de 22 de janeiro a 12 de abril de 2014. Em 25 de março de 2014, o P. Ángel Fernández Artime é eleito Reitor-Mor (10º Sucessor de Dom Bosco).

 

10 P. Asídio Deretti (2014-2020)   Massaranduba/SC – 07 de novembro de 1945. Toma posse em 24 de maio de 2014. Visita Extraordinária do P. Natale Vitali, em nome do Reitor-Mor, à Inspetoria Salesiana São Pio X (28.02-16.05.2016). Abertura de novos cursos universitários da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. As escolas e obras sociais da Inspetoria passam a ter Diretores Executivos leigos. Visita do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, na celebração dos 60 anos da Inspetoria (01 a 06 de agosto de 2018). Dois turnos de exercícios espirituais pregados pelo Reitor-Mor emérito, P. Pascual Chávez Villanueva (outubro de 2018).